segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Matéria: Comportamento
Tema: A influência da ditadura da moda no comportamento do ser humano
Aluno: Benito Maddalena
7º Período de Jornalismo Noturno


Vivemos a era do consumo, a produção industrial não para de crescer, aumentando com isto a demanda dos bens de consumo de toda natureza. Um dos segmentos a quem a indústria dirige uma atenção especial é a juventude que compreende adolescentes e jovens até 24 anos.
Este tipo de público é um dos mais sugestionáveis e influenciado pela mídia, pois consome todos os produtos de seu interesse, principalmente o de setor de vestuário.
Sapatos e roupas, estão entre os índices de maior rotatividade de consumo entre os jovens porque é um tipo de público em constante mudança e que busca sempre novidades, de sua preferência e gostos dentro deste contexto a indústria procura acompanhar justamente a instabilidade do jovem, típica de sua idade, lançando produtos de uma maneira cada vez mais rápida no mercado aumentando com isto o consumo.
Segundo a produtora de moda Marina Castro, que participa constantemente do Fashion Days, desde o seu início, afirma que realmente existe uma ditadura da moda de consumo.
Ela dá um exemplo, citando o filme “O Diabo Veste Prada” que sintetiza a influência do comportamento da moda em cima das pessoas.
Onde as grandes grifes, ditam indiretamente o que vai ser usado e consumido no mercado.
Marina afirma também que após o lançamento das marcas tradicionais, onde os produtos chegam as lojas de Departamento e as pessoas procuram estas roupas e sapatos, devido a influência deste tipo de postura adotada pelas grandes marcas.
O estudante do 2º ano do Ensino Médio Yuri Gama de 17 anos, afirma que o estilo da roupa e a sua marca é que chama a sua atenção.
Porém não se prende a moda atual, ele escolhe o que vai usar e o que for do seu agrado não se ligando a padrões pré-estabelecidos.
Já a estudante universitária Mariana Pecci de 24 anos diz, que na sua adolescência usava o que estava na moda, devido a influência de determinado grupo de amigos que ela tinha.
Hoje usa roupas e sapatos, que a deixam a vontade e com mais liberdade e também naquilo que vai usar e vestir no seu dia a dia não se deixando influenciar indiretamente pela ditadura do consumo.

Nenhum comentário: