quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Esportes (Capoeira)

A capoeira é considerada como o único esporte genuinamente brasileiro é o mais completo, a sua prática propicia a movimentação de todo o corpo, contando também com uma boa dose de musicalidade, trazendo um bem estar para os seus praticantes, e servindo como um pólo importante de fator social e educacional existem em Juiz de Fora alguns grupos de capoeira que além de difundirem o esporte, fazem um trabalho importante na área social, dando oportunidades a jovens e adultos de periferia de se integrarem na sociedade. Segundo José Antônio Pinheiro, fundador do grupo de capoeira do Bonfim criada na década de 1970, a capoeira neste período ela ainda não possuía uma graduação oficial, oficializando-se somente pela confederação brasileira de pugilismo em 1972.
A capoeira era conhecida nesta área como um grupo mais duro e desprovido das técnicas atuais, o que predominava era a valentia e a coragem do capoeirista, porém sem ser desleal e covarde. Respeitando também as regras do jogo.
Mestre Pinheiro informa que hoje em dia o praticante de capoeira é mais técnico, usando movimentos mais bonitos e vistosos. Porém alguns capoeiristas desconhecem as regras do esporte e ao levar a primeira rasteira, perdem o equilíbrio emocional e já querem partir de imediato para a agressão, esquecendo que a capoeira que antes de mais nada é um jogo que se pode ganhar ou perder, independente da qualidade técnica. Já o professor de história Juarez Venâncio do Colégio Academia de Comércio afirma que a prática da capoeira tem um fator de integração social muito importante, pois possibilita os jovens, a oportunidade de exercitarem a disciplina com a determinação e ajudando também no desenvolvimento da arte, seguindo a filosofia de grupo: ou seja “mente sá em um corpo são”, o estudante e praticante de capoeira do grupo do Bonfim. Carlos Roberto Machado, afirma que a prática da capoeira, influenciou muito o seu comportamento psicológico, e mental, melhorando a sua auto-estima, auto domínio, confiança é a convivência entre os amigos e as pessoas que fazem parte da sua comunidade.
Ele afirma também que a capoeira lhe trouxe. Paz, felicidade, amizade, e companheirismo é o mais importante ainda saúde, e a vontade de viver cada vez mais.” Esperando com isto praticar e aperfeiçoar sempre o esporte que já faz parte de sua vida.

Nenhum comentário: